Trabalho de casa
Clonagem, sim ou não?
I – Benefícios da clonagem Humana:
Ao longo da evolução do tempo, foram vários os benefícios que os cientistas acreditam que a clonagem humana tem. Estes são alguns desses benefícios:
- O rejuvenescimento. “ Segundo o Dr. Richard Seed um dos principais propulsores da clonagem humana, sugere que um dia, poderá vir a ser possível inverter o processo do envelhecimento devido à aprendizagem que nos é fornecida através do processo de clonagem.”
- A tecnologia humana da clonagem podia ser usada para inverter os ataques cardíacos. Os cientistas afirmam que conseguirão tratar vítimas de ataques cardíacos através da clonagem das suas células saudáveis do coração, e injectando-as nas áreas do coração que foram danificadas.
- Casos de infertilidade. A clonagem humana torna possível fazer com que muitos casais inférteis consigam ter filhos.
- A cirurgia plástica reconstrutiva e estética. Devido à clonagem humana e à sua tecnologia, os problemas, que, por vezes, ocorrem depois de algumas cirurgias de implantes mamários ou de outros procedimentos estéticos deixam de existir.
- Casos de Síndrome de Down. As mulheres com risco elevado para o Síndrome de Down, poderão evitar esse risco através da clonagem.
- Problemas no fígado e nos rins. Poderá ser possível clonar fígados humanos para transplante dos mesmos.
- A leucemia. Este espera-se ser um dos primeiros benefícios a vir desta tecnologia.
- Testar algumas doenças genéticas. A clonagem pode ser usada para testar e talvez curar doenças genéticas.
- As espécies em vias de extinção poderiam ser salvas com o clone de animais, e assim nós poderíamos para sempre preservar a espécie em perigo.
- Fibrose Cística. Poderíamos conseguir produzir uma terapia genética eficaz contra a fibrose cística e alguns cientistas já se encontram a trabalhar nesta área.
- Curar certos tipos de cancro.
II – Potenciais riscos da clonagem Humana:
- A possibilidade de comprometer a individualidade;
- A perda de variabilidade genética;
- Envelhecimento precoce;
- Grande número de anomalias;
- Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;
- Um mercado negro pode surgir, com pessoas que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas entre outros;
- A tecnologia ainda não está bem desenvolvida;
- Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade;
- Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos e isso provocará um impacto na família e na sociedade
Entrevista sobre a clonagem!
1- Recorreria à clonagem se esta fosse a sua única possibilidade de ter um filho? E quem é que queria que soubesse?
Sandra:
Na minha opinião, não recorreria á clonagem, pois acho que traz muitos riscos e também pode ser cruel pois acaba por retirar às pessoas a sua identidade pessoal. Mesmo com a demora da adoção, eu preferia isso do que a clonagem humana.
2- Conseguirias identificar uma criança clonada?
Sandra:
Eu penso que não.
3. Estás de acordo com a clonagem humana?
Sandra:
Na minha opinião, estou de acordo com a clonagem se for para fins terapêuticos, na prevenção de doenças, mas não estou de acordo com a clonagem com fins reprodutivos que visa reproduzir muitos bebés e acabar com a identidade individual de cada pessoa.
4. Pensas que a clonagem tem mais vantagens ou desvantagens? O que pensas das vantagens?
Sandra:
Na minha opinião, a clonagem tem imensas vantagens e todas elas muito boas, mas infelizmente também tem algumas desvantagens que não podemos esquecer.