Glossário
Áreas pré - frontais: Responsáveis pelas funções intelectuais superiores: memória, pensamento reflexivo e imaginação.
Funcionamento sistémico do cérebro: diferentes estruturas funcionam de modo intregrado, implicando - se umas ás outras na concretização de diferentes funções.
Função vicariante ou de suplência do cérebro: área lesionada deixa de exercer a sua função e uma outra área vizinha assume essa função perdida.
Lentificação: Inacabamento do cérebro humano ao nascer e o lento processo de desenvolvimento pós - natal.
Cultura: é uma totalidade onde se conjugam, organizados de forma dinâmica, diversos elementos materiais e simbólicos: conhecimentos,crenças, valores, leis e nomras, formas de arte e expressão, costumes e práticas sociais, assim como objetos e contruções produzidos.
Padrão cultural: conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma dada cultura, ás formas particulares e padronizadas de ser e viver de uma comunidade ou grupo social.
Aculturação: conjunto dos fenómenos resultantes do contato contínuo entre grupos de índividuos pertencentes a diferentes culturas, assim como as mudanças nos padrões culturais de ambos os grupos que deles decorrem.
Socialização: processo dinâmico de integração de um índividuo numa dada cultura. Refere - se ás formas como cada pessoas interioriza, e aprende, os elementos socioculturais enquanto participa, age e se comporta, em diversas relações, práticas e instituições.
Socialização primária: Ocorre fundamentalmente durante a infância e a adolescência.
Socialização Secundária: Acontece sempre que, ao longo da vida, nos temas de adaptar a situações novas.
Seres auto - organizados: seres que se organizam a eles próprios ao seu fluxo de experiências e o tornam compreensível.
Hereditariedade específica: o ser humano partilha um conjunto de características próprias da espécie.
Hereditariedade individual : assegura que somos únicos, dotados de um património genético único.
Relações precoces: o tipo e a qualidade de relações que o bebé estabelece no íncio da vida.
Mãe - continente: mãe que reage ás necessidades do bebé, comunicando eficazmente e tranformando a angústia e a ansiedade do bebé em conforto e bem - estar.
Vinculação: necessidade básica do bebé para criar relações de proximidade e afetividade com os outros, para assegurar proteção e segurança. A vinculação distingue - se por ter três categorias : vinculação segura, vinculação evitante e vinculação ambivalente/resistente.