Oficina do Gif

Glossário

Cognição social : refere - se aos processos que estão na base da maneira como encaramos os outros e nós próprios. Procura conhecer os fatores que influenciam e afetam a forma como encaramos os outros e a nós prórpios. Procura conhecer os fatores que influenciam e afetam a forma como interagimos com os outros.

Impressões: consistem no processo de integração de uma pessoa numa categoria a partir dos dados que obtemos num primeiro contacto ou das informações que nos são fornecidas por outros.

Categorização: consiste no reagrupamento de pessoas, objetos ou situações, a partir do que serão as suas semelhanças e diferenças.

Expetativas : modos de categorizar as pessoas através dos índicios e das informações, prevendo o seu comportamento e as suas atitudes. As expetativas são mútuas, isto é, o outro com quem interagimos desenvolve também expetativas relativamente a nós.

Atitudes : tendências relativamente estáveis para uma pessoa se comportar de determindado modo face a uma situação, objeto, grupo ou pessoa.

Dissonância cognitiva : é um sentimento desagradável que pode ocorrer quando uma pessoa sustenta duas atitudes que se opõem, quando estão presentes duas cognições que se nao se adequam ou duas componentes de atitude que se contradizem.

Representações sociais: São um conjunto de explicações, crenças e ideias que são aceites por um dada sociedade ou por grupos sociais.

Objetivação: processo em que há uma seleção dos elementos de informação disponíveis e em que os elementos abstratos se objetivam em imagens concretas. Corresponde a um processo de simplificação.

Ancoragem: entende - se o processo em que se dá a assimilação das imagens criadas pela objetivação.

Perceção : processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo através dos órgãos dos sentidos.

Perceção social : designa o processo como conhecemos os outros e como interpretamos o seu comportamento.

Memória: processo cognitivo que consiste na retenção e na evocação das informações, conhecimentos, acontecimentos, experiências.

Memória a curto prazo:é um tipo de memória que mantém a informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passada para a memória a longo prazo. 

Memória imediata: tem uma capacidade limitada a sete elementos ( dois elementos) e que se mantém apenas durante alguns segundos.

Memória de trabalho: a informação mantém - se durante o tempo em que nos é útil. É uma memória imediata, que permite a manutenção temporária, na consciência, da informação necessária para realizar uma tarefa.

Memória a longo prazo: é alimentada pelos materiais da memória a curto prazo que são codificados em símbolos. Tem uma capacidade ilimitada, podendo manter conteúdos até ao fim da vida.

Memória não declarativa: corresponde ás informações que se utilizam nos comportamentos motores dos quais não se tem consciência.

Memória declarativa  ou explícita: é uma memória verbalizável, constituída pelas memórias semântica e episódica.

Memória episódica : corresponde  aos acontecimentos pessoalmente vividos por uma pessoa num momento e num lugar determindados.

Memória procedimental: é uma memória de hábitos e de estratégias usadas de forma automática ( andar de bicicleta, pentear - se, etc.).

Memória semântica: é a memória da linguagem ( ortografia, sentido das palavras, de factos culturais - geográficos, históricos - e de certos dados pessoais).

Esquecimento: incapacidade de recordar, de recuperar dados, informações, experiências que foram memorizados. Esta incapacidade pode ser provisória ou definitiva.

Aprendizagem: Modificação relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo. É um processo que, envolvendo processos cognitivos, motivacionais e emocionais, se manifesta em comportamentos.

Aprendizagem por habituação: aprendemos a  não reagir a determinado estímulo, é uma aprendizagem não associativa, porque o indíviduo aprende as características de um só tipo de estímulos.

Aprendizagem associativa: implica a associação de estímulos, ou a associação de estímulos e respostas. O condicionamento clássico e o operante são tipos de aprendizagem associativa.

Condicionamento clássico, pavloviano ou respondente: é uma aprendizagem não envolve a vontade do sujeito; o sujeito é passivo. Dá - se pela associação de estímulos.

Condicionamento operante: é uma aprendizagem  que envolve a vontade do sujeito; o sujeito é ativo. O comportamento é aprendido através do reforço, que pode ser positivo ou negativo.

Aprendizagem simbólica: recorre a simbolos e representações. Pode ser uma aprendizagem de conhecimentos ou uma aquisição de procedimentos e competências.

Emoções: experiências subjetivas desencadeadas por um acontecimento, pessoa, situação, podendo ser acompanhadas por reações orgânicas, gestos, movimentos e expressões vocais.

Afetos: exprimem - se através das emoções, sendo organizados pelas experiências emocionais, que se repetem. Constroem - se ao longo do tempo e são estruturadores da nossa vida mental.

Sentimentos: reportam - se ao nosso interior, são privados e prolongam - se no tempo, não estando relacionados, com as emoções, a uma causa imediata.

Perspetiva evolutiva:foi desenvolvida por Darwin, que, a partir da comparação de expressões de emoções em vários povos, identificou seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza,a surpresa,a cólera, o desgosto e o medo.

Perspetiva fisiológica: foi desenvolvida por William James, que considera que as emoções resultam da consciência das mudanças orgânicas provocadas por determinados estímulos.

Perspetiva cognitivista: para os defensores da perspetiva cognitivista , os processos cognitivos, como as perceções, recordações e aprendizagens, são fundamentais para se perceberem as emoções.

Perspetiva culturalista: para os defensores da perspetiva culturalista, as emoções apreendem - se no contexto do processo de socialização.As emoções e as formas de as exprimirmos variam de cultura para cultura.

Marcador somático: mecanismo automatizado que suporta as nossas decisões.

Conação: conjunto de processos que se ligam á execução de uma ação ou comportamento, os processos através dos quais se formam as tendências, as vontandes e as intenções para agir.

Intencionalidade : refere - se ao propósito da ação, á finalidade e ao sentido que construímos para o que fazemos.

Tendências: estão ligadas ás necessidades internas que orientam o comportamento.

Tendências primárias: são inerentes á estrutura do organismo e visão o equilíbrio interno.

Tendências secundárias: são aprendidas no processo de socialização e reportam - se a necessidades sociais.

Tendências individuais: estão relacionadas com os interesses do indíviduo e visam a sua preservação e desenvolvimento.

Tendências sociais: relacionanam - se com o estabelecimento das relações com os outros.

Tendênciais ideais: relacionam - se com a promoção de valores de vária ordem.

bigbook.gif (6926 bytes)